quarta-feira, 12 de maio de 2010

Borboletas

Olá, gente! Estou realmente viciada aqui... passo horas pensando no que escrever, e estou cheia de idéias, mas vou fazendo aos poucos, pra não ficar muito chato.Me empolguei muito depois dos primeiros comentários, gente muiiiiito obrigada!!! É que eu tenho o péssimo hábito de falar muito, se eu ficar nervosa ou muito a vontade, ai mesmo eu falo sem parar. Pior, é que na hora mesmo eu não percebo. E um local pra eu "falar" de tudo, era o que eu precisava na vida!!!
Mas, eu falo muito é bobagem, porque raramente abro a minha vida pras pessoas, sou do tipo que fala que está sempre tudo bem, mesmo se eu estiver morta por dentro. Maravilhas do mundo virtual... poder se abrir sem medo, ninguém vai me apontar na rua!
Escolhi pra hoje, o tema borboletas. Ando fissurada em borboletas desde a minha última atualização do quem sou eu no orkut, onde me refiro a mim mesma como uma borboleta querendo sair do casulo.Olhem só
Acho que ainda estou tentando me encontrar...
"Sou uma pessoa que tem a vida dividida em fases... antes disso, depois disso, antes daquilo depois daquilo e assim vai... fui construindo tudo em cima disso. Minha personalidade sempre foi a mesma, mas aprendi e amadureci a cada vitória e a cada sofrimento.
É bem certo que os sofrimentos nos ensinam muito mais, mas não por serem piores que as derrotas ( e o são) mas sim porque ficamos mais retraidos, mais quietos, mais filosóficos, mais pensativos, entramos mais em contato com nosso eu, ouvimos mais aos outros porque não sabemos o que fazer, e procuramos mais a Deus. Ai o resultado só pode ser o amadurecimento....
Aprendi muito, pois mesmo tão nova, sei que levei mtos tombos, talvez por apressar as coisas, talvez por imaturidade, talvez por não ouvir, talvez... enfim! Por que esse foi o caminho que escolhi, e colhi os frutos que plantei. Mas, não! Não sou infeliz! Apenas sinto saudades...
É que hoje busco cada vez mais me encontrar... me descobrir, me resgatar... Ai sou obrigada a mexer no meu bauzinho de lembranças. E são todas boas, pq depois que passa é pra rir mesmo! Provavel que em 3 ou 4 anos eu esteja rindo da minha vida de hj, e qm sabe até sentindo saudades tb.
O fato é que me enfiei dentro de um casulo, e hoje busco voltar a ser borboleta... Uma linda borboleta, para voar pelos campos, e pelas flores... busco o caminho desse campo verde, com flores coloridas... Já andei colocando as antenas de fora, pra saber o que se passa por ai... aos poucos vou colocar o corpo e as asas... e assim, poderei voar, e ser uma liiiinda borboleta!!!
Acharei as minhas flores e os campos, passarei por caminhos dificeis também, por que a vida não é só de coisas faceis! Mas a todos que me amam, e que se preocuparam comigo, principalmente por acompanhar as minhas fases, só posso agradecer... e dizer que voltarei como borboleta... aguardem!!!!"

Sabem qual foi o resultado disso? Muita pesquisa sobre o que representa uma borboleta. Li um milhão e meio de sites, e conversei com a minha vó, a minha vó sabe tudo. Descobri um monte de coisas interessantes, vejam só:
"Coloridas e diurnas, as borboletas prenunciam acontecimentos alegres...Na cultura greco-romana, assim como na egípcia, acreditava-se que a alma deixava o corpo em forma de borboleta. A palavra psique, em grego, quer dizer ao mesmo tempo espírito e borboleta. Nos afrescos de Pompéia, a psique é representada por uma criança com asas de borboleta.
Para a civilização asteca, ela era o sopro vital que saía pela boca do morto, além de estar associada a uma divindade (Itzpapalotl, cruzamento de uma mulher com uma borboleta). Esse simbolismo está relacionado à sua metamorfose, que, metaforicamente, expressa a saída do túmulo (casulo) para o renascimento. Essa associação de seu ciclo vital – a passagem do mundo dos mortos para o dos vivos-, também é utilizada na cultura oriental. No Japão, borboletas são espíritos viajantes; o seu surgimento anuncia uma visita ou a morte de um parente. Por outro lado, duas borboletas juntas querem dizer felicidade conjugal. No Vietnã, sua presença exprime longa vida, mas, nesse caso, é devido a uma coincidência fonética: duas palavras com pronúncia semelhante significam “borboleta” e “longevidade”."

retirado do blog Procurando a paz

Ai li mais um montão de coisas, e a minha conclusão é que a borboleta significa uma mudança. E depois de tudo, o que eu quero mais é mudança. Depois de me sentir melhor da depressão, ainda não curada, mas, muito melhor, resolvi que queria mostrar isso, pra eu nunca mais esquecer. Não das coisas ruins, mas de tudo de bom que aprendi, o que eu tinha mudado, e a força que eu tive pra sair dessa.
O resultado foram 4 novas tatuagens. Eu já tinha uma, de estrelas, que é minha outra paixão, (em breve em outro post)ai já queria fazer mais uma de uma bonequinha, ai resolvi fazer ideogramas japoneses (assunto pra outro post também), e as borboletas, a quarta que foram flores, fiz só pra não ficar com número ímpar. Não sou muito supersticiosa, mas sei lá...Fiz tudo de uma vez pra não perder a coragem. Me lembrava que doia, mas não sabia o quanto.
Todo mundo me chamou de louca, mas tá valendo. Afinal, quem não é um pouco louco? Tudo bem que marcar seu corpo é uma decisão pra ser bem pensada, por que depois pra tirar só laser mesmo. Tava com vontade, e fiz! Se eu me arrepender, será no futuro. Depois fui ler uns artigos discutindo se tatuagem muda ou não a personalidade de uma pessoa. Valha-me Deus! Tatuagem não tem nada haver com caráter ou personalidade. Tem haver com gosto. E além de tudo vicia, depois da primeira, é difícil parar. Não sou melhor nem pior com 5 tatuagens... Sou exatamente a mesma pessoa,só que quis registrar uma marca em mim. Que mal há?
Fora as borboletas no meu corpo, eu as tenho na parede do meu quarto também, vejam só:


E é isso que quero pra mim, hoje. Ser uma borboleta, fui lagarta durante longos 3 anos, depois me meti num casulo, por medo, vergonha, ou sei lá mais porque. Mas estou buscando infindávelmente ser uma pessoa melhor, pra me sentir pronta e voar, fato que já andei dando uns voozinhos, mas beeeeeeem baixinhos. tem tanta coisa que quero mudar, ou aprimorar antes de voar alto. Essas pequenas coisas, cada vez que consigo se tornam pequenos voos.Mas, ainda não me sinto pronta pra ir tão longe. To buscando ao mesmo tempo: elevação espiritual, me dar bem com a minha mãe, passar num concurso, ser boa mãe, voltar a ser bonita como antes, achar o amor da minha vida, e ainda, ser uma pessoa com mais qualidades. Acho que é tanta coisa que perco o foco. Mas pelo menos não estou mais parada, cada dia faço um pouco de cada. Embora eu queira muito, não vou conseguir todos no mesmo dia, então, estudo, malho, cuido da alimentação, leio, rezo, cuido da filha, evito brigas com a mamãe, reflito... enfim, muita coisa que vão me direcionando a um bem maior. Uma vez li que para realizarmos metas de longo prazo, devemos dividi-las em pequenas metas de curto prazo. Acho que to tentando fazer isso.
Enfim, gente... falei, né?! Muita coisa, obrigada pra quem teve saco de ler até o final, e obrigada pra quem leu um pouquinho também.
Ah! Claro... finalizando com a foto da tatoo das borboletas (as outras farei suspense, porque ai tenho pelo menos mais 4 assuntos... rs!)

4 comentários:

Desconstruindo a Mãe disse...

Oi, como estudante de biologia, trabalhei com borboletas. Elas têm vários significados culturais e subjetivos, mas biologicamente indicam qualidade de ambiente, ou seja, qualidade de vida.

Se um ambiente não tem água limpa, o ar époluído, não tem flores... Podes crer que não tem presença de borboletas.

Nossos lares, por extensão, deveriam ser os ambientes onde todos nós, com almas de borboletas que desejam sair livres pelo mundo, deveriam ser esse lugar puro, harmônico, equilibrado e que permite alçar vôos, mas dêem vontade de voltar, não é mesmo?

Quanto à doação, pensa que são só 4 vezes ao ano... Encara o medo e ajuda quem está precisando, teu comentário foi um trmendo incentivo!!!
Beijo!
I.

A Magia da Noite disse...

a vida é como fruto na árvore, amadurece com o tempo. A metamorfose é a transformação do ser, e a borboleta é de facto a metamorfose da beleza, essas que tem no seu pescoço são lindas.

Elaine disse...

Paula,
Muito obrigada por sua visita; volte sempre.
Assim que der tempo quero ler seu blog com calma. Quero saber por que você diz que foi lagarta por três anos...
Beijos e bom dia!!

Desconstruindo a Mãe disse...

Oi,

Se ficar longe de casa, o hospital mais próximo certamente tem condições de fazer a coleta de sangue pra doação.

Geralmente eles têm bancos de sangue.

Meu msn é ingrid.strelow@hotmail.com, caso queiras trocar mais idéias sobre borboletas, energia...

Beijo de uma ex-borboleteria, heheheh!
I.